Como Economizar Internet no Celular



Confira aqui algumas dicas para reduzir o consumo de internet no seu celular.

Uso da internet

A internet tornou-se um dos métodos mais utilizados para tudo, seja pesquisa, comunicação, trabalho, diversão e para uma outra infinidade de recursos. Em conjunto a ferramenta mais utilizada para comunicação, o celular, quem saiu para trazer uma versão completa e atualizada são os smartphones.

Com isso, a utilização da internet nos smartphones se tornou imprescindível e as operadoras avançaram com esse recurso para que todos tivessem acesso, seja da maneira mais simples, através da utilização de créditos no celular.



Também conhecido como sistema pré-pago, na qual, se realiza uma recarga de valor estipulado pela operadora e utiliza esses valores até o término do mesmo.

Ou de maneira mais completa, que seria a linha pós-pago, na qual existem duas opções, o plano controle, que permite estipular um valor fechado para o pagamento posterior da fatura ou o linha pós, que o valor pode variar de acordo com a utilização, sendo este livre para verificar o valor apenas no fechamento da fatura, de acordo com o vencimento.



Em 2019, cerca de 97% dos brasileiros utilizavam o smartphone para acessar a internet. Isso dá uma noção do quanto esse meio é importante e, indiscutivelmente, o que mais rende para as operadoras de celular.

Por isso, sabemos bem da importância dos dados móveis a todo momento, seja quando estamos fora de casa ou quando o wi-fi nos deixa na mão e para de funcionar, e isso justamente na hora que mais precisamos dele. Quem salva, sempre são os dados móveis.

O problema é que os dados móveis sempre acabam ou têm a velocidade reduzida quando usamos muito, ainda que o plano contratado seja muito bom, sempre acontece de acabar por conta do uso excessivo, como streaming, redes sociais, jogos online via celular.

Leia também:  Moto X4 - Ficha Técnica, Características

A maioria das operadoras, garante que mesmo após o fim da franquia de internet, ainda seja possível continuar trocando mensagens ou realizar pesquisas, no entanto, a redução da velocidade é coisa certa e acaba atrapalhando muito para continuar utilizando para outras finalidades.

Sabendo disso, soltamos uma dica que vai te ajudar muito a aproveitar por mais tempo os dados móveis de seu smartphone e ficar mais tempo conectado.

O próprio smartphone tem configurações que permitem utilizar a internet, via dados móveis, por mais tempo, pois reduz a utilização dos dados pelos aplicativos.

Essas configurações podem ser realizadas tanto no Android quanto no iOS. Dá uma olhada:

Configurar no Android

Para os celulares Android, a alteração é super fácil. É possível realizar a ação por uma configuração de nome “Protetor (ou Economia) de dados”, que auxilia na redução da utilização dos dados e impele que os aplicativos ativem os dados móveis para consumo em segundo plano.

Para minimizar a utilização e conseguir alcançar um maior aproveitamento do uso de dados, siga as seguintes instruções:

  1. Abra as configurações de seu celular android;

  2. Encontre a opção “Uso de Dados” ou “Conexões” e selecione;

  3. Busque por “Economia de dados” ou “Protetor de dados” e clique na opção;

  4. Ative e pronto!

Ao selecionar a opção que prioriza economizar no uso dos dados móveis, os aplicativos que o utilizam em primeiro irão continuar funcionando normalmente na utilização da internet. Enquanto os demais irão gastar os dados, apenas, se forem abertos, reduzindo a execução dos que estão em segundo plano.

Configuração no iOS

No iPhone é possível escolher os aplicativos que utilizarão os dados móveis em segundo plano. Por exemplo, se estiver usando uma rede social (Facebook ou Instagram), por exemplo, será possível desativar a utilização de dados em outros apps e, assim, guardar um pouco de internet para outras situações.

Leia também:  Asus Zenfone 5 - Novidades e Preço

A configuração também é simples, olha só:

  1. Busque por Ajustes;

  2. Selecione a opção Celular;

  3. Escolha quais aplicativos serão usados em segundo plano.

  4. Pronto! Economia!

Simples, não é mesmo? Ambas as configurações funcionam perfeitamente para economizar dados móveis, colocando aplicativos em segundo plano e deixando apenas os principais.

Carol de Castro

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *