O Que Muda no Android 12 – Novidades da Nova Versão



Confira aqui as principais mudanças presentes no Novo Android 12.

Quando se fala em Google, logo pensamos nessa grande marca de tecnologia mundial, que se tornou referência em buscadores e também em sistemas operacionais e soluções diversas na área de transmissão de dados e navegação. O fato é que a empresa não cansa de surpreender, agora lançando o Android 12, novo sistema operacional da empresa que pode ser configurado ao gosto do usuário. Sua primeira amostra em desenvolvimento foi lançada em 18 de fevereiro de 2021 e somente nesta semana foi exibida ao público e já pode ser atualizada nos smartphones em geral.

Características presentes no Android 12

A primeira versão comercial do Android, em sua versão 1.0, foi lançada em 23 de setembro de 2008. A partir daí, o Android foi continuamente sendo desenvolvido pela Google e pela Open Handset Alliance (OHA), realizando várias atualizações em seu sistema operacional ao longo dos últimos anos. Por essa razão, o Android 12 apresenta uma grande atualização na linguagem de design do sistema operacional, que apresenta botões maiores, uma quantidade maior de animação e um novo estilo para widgets da tela inicial – sendo uma nova etapa para a marca e também seus usuários, que contarão com recursos ainda mais impressionantes e capazes de dar maior navegabilidade e usabilidade aos seus aparelhos. Um recurso novo, com o codinome interno "monet" agora permitirá que o sistema operacional gere automaticamente um tema de cores para menus do sistema e aplicativos suportados usando as cores do papel de parede do usuário. As áreas da casa inteligente e da carteira adicionadas ao menu de energia no Android 11 foram realocadas para a aba de notificações, com o Google Assistant remapeado para segurar o botão liga/desliga. Além do mais, o Android 12 também possuirá suporte nativo para fazer capturas de tela de rolagem.

Leia também:  Samsung Galaxy S9+ ganha Nova Atualização de Segurança


Plataforma

Melhorias de desempenho foram feitas para serviços do sistema, como WindowManager, PackageManager, servidor do sistema e interrupções. Também oferecerá melhorias de acessibilidade para aqueles com deficiência visual. O Android Runtime foi adicionado ao Project Mainline, permitindo que ele seja atendido via Play Store. Além disso, o Android 12 adicionará suporte para áudio espacial, e possibilidade de leitura MPEG-H áudio 3D, que apoiará transcodificação de HEVC vídeo para compatibilidade com aplicativos que não suportam esse tipo de arquivo. Como adicional, uma API de "inserção de conteúdo rico" facilitará a capacidade de transferir texto formatado e mídia entre aplicativos, como por meio da área de transferência.

Privacidade

As funções de aprendizado de máquina no nível do sistema operacional serão colocadas em sandbox no "Android Private Compute Core", que é expressamente proibido de acessar redes e pode ser um recurso muito útil aos usuários interessados (e incomodados) com sua segurança no uso de redes e especialmente cuidado com seus dados pessoais. Os aplicativos agora podem ser restritos a ter acesso apenas a dados de localização "aproximados", em vez de "precisos". Além disso, controles para desabilitar a câmera e o microfone foram adicionados aos botões de ajustes rápidos, sendo que um indicador também será exibido na tela se eles estiverem ativos.



Outras novidades

A empresa promete ainda compartilhamento de Wi-Fi mais fácil, além de suporte a imagens AVIF. Além disso, os usuários contarão com um incrível módulo Android Runtime (ART), que foi adicionado a esta atualização contendo articulação com os principais componentes atualizáveis ​​do sistema operacional por meio da plataforma Google Play, que irá operar com funcionalidade otimizada, que foi pensada e projetada para rodar também nos módulos existentes. Além do mais, os gestos podem funcionar no modo imersivo nesta nova versão do Android, facilitando a usabilidade do público que começará a atualizar o sistema operacional de seus smartphones ao redor do mundo. Como boa notícia, podemos informar que os brasileiros já podem atualizar seus aparelhos para o Android 12, uma vez que a ferramenta já se encontra disponível em língua portuguesa e disponível para download ao público do Brasil.

Leia também:  Blu Vivo One Plus 2019 - Ficha Técnica

[Por Ana Beatriz Dias Pinto]

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *