Mercado Livre – Como Fazer uma Reclamação no Site



Saiba aqui como realizar uma reclamação no site do Mercado Livre.

Muitas vezes o processamento de compras online pode gerar muitas confusões e erros que para resolver pode acabar se tornando uma bela dor de cabeça, veja abaixo como realizar esse tipo de reclamação, ou qualquer outra, pela plataforma do Mercado Livre.

Fazer compras online é um hábito que já é muito comum no nosso dia a dia, afinal, com a evolução da tecnologia e dos aplicativos / sites / plataformas de compras, já era de se esperar este aumento na demanda por lojas online, pois além de ser algo bom para o consumidor que consegue ter acesso a comércios localizados em qualquer lugar, é ótimo para o negócio que aumenta o seu número de vendas por poder atingir as pessoas que não estejam próximas ao seu local de vendas.



Durante a pandemia, o uso dessas plataformas de compras onlines aumentou muito, pois as lojas nem puderam ficar abertas e as pessoas não podiam sair as ruas, fora que muitas outras acabaram por optar a vender artigos online como fonte de renda nesses tempos dificeis. Uma das, se não a plataforma mais conhecida de vendas online, é o Mercado Livre.

O Mercado Livre disponibiliza uma plataforma que ajuda o consumidor a ter acesso a um número de produtos bem mais variados, por preços mais acessíveis e auxilia aos vendedores a encontrarem cada vez mais clientes interessados em seus produtos à venda. No ato de comprar / vender pode ocorrer diversos erros, desentendimentos e falta de clareza que ocasiona uma péssima experiência de compra na plataforma. Nesses casos é importante que o consumidor consiga realizar reclamações pertinentes que ajudem aos administradores do site a verificar e melhorar a satisfação do usuário do Mercado Livre.

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A plataforma do Mercado Livre possui um sistema de ajuda ao consumidor que tem como objetivo que a pessoa que esteja com algum problema que seja referente a um pedido consiga abrir sem maiores dificuldades uma aba de reclamação a qualquer hora acerca do que está acontecendo.

Um exemplo disso é, se você fez um pedido e na hora que ele chegou até a sua casa ele estava com algum tipo de dano, ou esteja com alguma parte ou alguns itens em falta, até mesmo pode ter sido enganado (a) por algum vendedor de caráter fraudulento, você tem o direito e pode abrir uma queixa dentro do próprio site para pedir o retorno do dinheiro pra você ou até mesmo requisitar a troca de um pedido.

COMO FAZER PARA ABRIR UMA RECLAMAÇÃO NO MERCADO LIVRE

Ao entrar no site do Mercado Livre deve fazer o login para ter acesso a sua área de usuário clicando na opção “Entre”, que aparece logo na tela de início do site.

  • Após apertar na opção de entrar, dele preencher o seu login com o e-mail que utilizou para se cadastrar, o seu nome escolhido como o de usuário, e caso este modo esteja ativado, realize a breve verificação de segurança.

  • Depois de ter feito o login na sua conta, vá até a aba de Compras, localizada no canto superior direito da sua tela.

  • Na próxima tela que vai ser aberta vai ser mostrado a você todas as compras que foram realizadas por você pela plataforma do Mercado Livre, começando pelas mais recentes, procure pela que você deseja realizar a sua reclamação e a selecione apertando o botão “ver compra” que vai aparecer ao lado.

  • Depois disso vai abrir uma tela com a opção de "ajuda com a compra”, nela você vai encontrar alguns tópicos variados que estejam relacionados a problemas que podem ter acontecido com o seu pedido, eventualmente, selecione um dos tópicos que cabe ao seu caso.

  • As próximas telas que vão sendo abertas vão estar pedindo de você mais detalhes acerca do que aconteceu com o seu pedido para levar você a abrir uma reclamação, podendo solicitar tanto troca como devolução, dependendo do que você escolher nas próximas etapas aparecerão perguntas mais ligadas ao seu interesse.

  • Na última página estará disponível uma caixa de texto onde você vai poder detalhar com as suas palavras os motivos que levarão você a abrir esta reclamação e as suas dificuldades / problemas com o pedido. Na mesma página é possível que você envie fotos dos produtos recebidos em caso de danos.

  • A terminar é só clicar no botão de Iniciar reclamação. Pronto, um protocolo vai ser gerado e será acompanhado de um número para identificação que será enviado para o e-mail que estiver cadastrado no Mercado Livre. A plataforma vai realizar a análise dos que lhe foi fornecido e procederá com você por e-mail ou por mensagens no site.

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Clara Dória

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