Modo Trabalho do iPhone – Para Que Serve, Como Usar



Saiba aqui como usar o Modo Trabalho do iPhone.

Com a nova atualização do sistema operacional dos iPhones, o iOS 15 trouxe algumas novidades e inovações que foram apresentadas no último lançamento. O Modo Foco é um deles.

Agora reformulado, possui funcionalidades que já estavam presentes no iPhone antes, assim como o Não Perturbe e o Modo Sono, mas trouxe novidades mais específicas que são principalmente voltados ao Modo Exercícios e o Modo Trabalho. Além disso, tais modificações também fazem com que o usuário consiga usar esses recursos com outras configurações.



Modo Exercício e Modo Trabalho

Por exemplo, o Modo Exercício pode ser atividade em momentos de maior concentração, quando o usuário estiver focado em alguma atividade, que pode ser inclusive, exercícios físicos. Através desse recurso, o Aplicativo Apple Fitness junto de um Apple Watch pode facilitar as atividades.

Além dele, o Modo Trabalho tem como principal função a de evitar distrações irrelevantes, como são os casos das notificações, por exemplo. Ao ativar esse modo, você seleciona quais serão os contatos que vão poder entrar em contato com você e quem não vai.



O Modo Trabalho também permite que você selecione quais aplicativos deseja ativar alertas e quais deseja evitar. Sendo assim, notificações e mensagens ficam bloqueadas ou inativas durante determinado período, ou durante o horário de trabalho.

Essa configuração pode ser definida de forma permanente, como se fosse agendado o horário de trabalho ao longo da semana. Sendo assim o próprio iOS liga o Modo Trabalho automaticamente no celular.

Como configurar o Modo Trabalho?

Para configurar o Modo Trabalho e poder usar o recurso para não ser interrompido durante atividades importantes, o primeiro passo é atualizar o sistema operacional para iOS 15. Depois de estar com a atualização em dia, entre em Ajustes e depois selecione a opção “Foco”.

Leia também:  Configurações do Samsung Galaxy S10, S10+ e S10E

Dentro dessa opção do Modo Foco, há a opção do Modo Trabalho. Durante a ativação, é preciso configurá-lo, com os ajustes que você desejar. Sendo assim, dentro do bloco com o nome “Notificações Permitidas”, é preciso selecionar todas as pessoas que serão permitidas enviar mensagem ou ligar. Além disso, nesse momento é preciso selecionar os aplicativos também, que poderão enviar alertas e notificações.

Ao selecionar as pessoas, você marca os contatos que são relevantes para entrar em contato com você durante esse período do Modo Trabalho. Depois de selecionar os contatos, basta clicar em “adicionar” para confirmar a lista. Assim que o modo estiver ativado o Modo Trabalho, você permite que esses contatos e aplicativos possam entrar em contato durante o período, assim como os aplicativos que podem sinalizar com notificações.

Permitir aplicativos

O local para permitir os aplicativos é dentro da aba de apps, ao selecionar todos eles, basta clicar em “Adicionar”. Essa lista determina quais serão os aplicativos que terão permissão de enviar as notificações no celular, mesmo quando estiver ativo o Modo Trabalho.

É válido ressaltar que ao abrir a lista dos aplicativos, o que vai aparecer primeiro são as opções que podem ser usadas para o Trabalho. São sugestões que o sistema operacional indica por facilitar para o uso de trabalho. Depois de selecionar todos, e permitir os que podem ou não mostrar notificações, os que estiverem com “OK” vão subir e ficar no topo da tela do lado direito.

Nesse bloco, é possível selecionar também a opção de compartilhamento para iMessage. Com isso, você define os ajustes que serão selecionados nas telas de bloqueio. Nessa parte, ao clicar em “Ativar Automaticamente”, o Modo Trabalho fica ativo com todas as configurações que já foram selecionadas antes. Dessa forma, os períodos podem ser selecionados automaticamente todos os dias, sempre nos mesmos horários.

Leia também:  Aplicativos de Meditação no Celular - Android e iOS

Essa é a maneira de usar o Modo Trabalho, configurados de forma prática e rápida sempre que achar importante e necessário.

Por Susan NogArt

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *