Cabos de Rede – O Que é? Tipos? Diferenças? Como Escolher?




Confira aqui as diferenças e como escolher o Cabo de Rede Ideal para a sua casa.

Muitos não sabem, mas os cabos de redes que usamos em nossas casas não são todos iguais, na verdade escolher instalar um cabo ou outro fará muita diferença na sua conexão com a internet. Falaremos dos três cabos mais comuns para a realidade do brasileiro, pois a depender do cabo e da extensão dele o preço poderá te surpreender.


Uma conexão com a internet é baseada em transferência de dados por meio de bytes, por isso provedoras e operadoras de internet ofertam suas conexões em MegaBytes.

Atualmente o normal no Brasil está entre os 10 a 20 MegaBytes, ou seja, a maioria dos brasileiros se contentam com uma internet lenta. Claro que para acesso de redes sociais e artigos como esse não se faz necessário uma internet ultra rápida. Porém, há casos em que downloads e uploads estão sempre sendo feitos por pessoas ou empresas, e nesses casos ter 100 MegaBytes não é o suficiente. E o primeiro cabo que iremos falar suporta exatos 100 MegaBytes.

O CAT5 é usado desde 2001, lembrando que em 2001 internet discada ainda era comum. Sendo o mais comum na maioria das residências, pois a maioria das pessoas tem uma internet que não passa de 100 MegaBytes. Sendo também o cabo mais econômico, porém, essa economia pode ser uma armadilha. Se a conexão com a internet for maior que 100 MegaBytes, esse cabo jamais passará disso. Fazendo você gastar mais por dados que não está usando. É também muito frágil, e propenso a interferência de eletrodomésticos, pois a categoria 5 não são blindados. Seu uso é indicado para pessoas comuns que fazem o uso doméstico de desktops.

Leia também:  Samsung Galaxy S8 - Ficha Técnica, Características

Mas mesmo os internautas mais casuais, hoje em dia estão fazendo questão de ter uma boa banda larga e uma conexão estável. Com os serviços de streaming, jogos online, home office, ensino a distância, entre coisas, ter uma boa internet virou uma necessidade para muitas pessoas. Não é raro ver anúncios de provedoras de internet oferecendo conexões que ultrapassam os 200 MegaBytes.

O CAT5e melhora as especificações do CAT5, a construção física é a mesma entre os dois, porém, a velocidade suportada pelo CAT5e chega a 1 GigaByte (Mil Megabytes). Assim como o CAT5, o CAT5e se estende até 100 metros de comprimento, sendo esse o cabo ideal para a maioria dos brasileiros. É um cabo com preço acessível, e não apresenta tantos problemas de conexão quanto seu irmão mais velho.

Agora se a necessidade ultrapassa o uso casual e até profissional, e se trata de uma necessidade estrutural para médias e grandes empresas, a categoria CAT5 e CAT5e viram coisa do passado.

O CAT6 é o cabo mais indicado para uso constante e alto tráfego de dados, semelhante ao CAT5e ele suporta até 1GB em até 100 metros. Porém, quanto menor o comprimento do cabo, maior a velocidade atingida pelo CAT6. Semelhante ao Wi-Fi 5 GHz, que cobre uma área menor, porém, atinge uma velocidade muito maior que o Wi-Fi de 2.4 GHz. Ou seja, se você usar um CAT6 de 50 metros, é possível obter 10 GigaBytes de transferência de dados. O que definitivamente não é pouca coisa! Sua construção também é mais resistente, há uma espécie de blindagem dos cabos internos, que são envoltos de tubo de plástico e separados por uma cruz de plástico que vai dentro desse tubo. Evitando assim que os cabos internos se rompam ou fiquem expostos. Porém, a metragem desse cabo sai por um preço bem maior.

Leia também:  Samsung Galaxy A80 - Novidades

Há também outras categorias de cabos, para necessidades ainda mais exigentes como servidores online. O CAT7a e o CAT8 são os mais recentes, com o CAT8 suportando até 40GB de transferência de dados, sendo esses reforçados com malhas internas reforçando ainda mais sua resistência. Há também o CAT6a, que melhorou as especificações do CAT6. O CAT7 e o extinto CAT3, que aguentava incríveis 10 Mpbs, que hoje em dia não atenderia o menos exigente dos internautas.

Allan Christian Lima de Oliveira

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.